Apresentação

A Disciplina de Hematologia iniciou suas atividades assistenciais na Escola Paulista de Medicina em 1941, através da iniciativa do Prof. Dr. Marcello Pio da Silva, um dos pioneiros da Hematologia no Brasil. Entretanto, somente em 1951, com a criação do Departamento de Clínica Médica, foi oficializada a Seção de Hematologia. Nessa ocasião foi estruturado o curso de Hematologia para alunos de Medicina. Em 1952, Luiz Gonzaga Murat especializou-se em hemostasia, após estágio com A.J. Quick. Mário Ritter, com o mesmo propósito, estagiou na Universidade de Chapell Hill, estudando o metabolismo do ferro.

Desta forma, criaram-se os laboratórios de coagulação e de metabolismo do ferro, voltados fundamentalmente à pesquisa. Infelizmente, em 1964 Murat viria a abandonar a Medicina e Ritter, em 1969, transfere-se, definitivamente, para os Estados Unidos. Contudo, alguns anos depois o laboratório de hemostasia foi reativado por Celso Carlos de Campos Guerra, que contou com a inestimável colaboração de Linda Nahas, coagulacionista do Instituto Butantã. Os estudos que então se realizaram neste setor, sobre coagulopatias de consumo, projetaram a Disciplina em âmbito nacional.

Em 1959, graças a auxílio da Fundação Rockfeller à Escola Paulista de Medicina, dois dos docentes da Disciplina passaram ao regime de trabalho em tempo integral. Este fato, pelas condições então criadas, fez com o que a Hematologia viesse a fazer parte do elenco das Disciplinas obrigatórias no rodízio dos Médicos Residentes. Assim, funcionando em tempo integral, começou a ter em seu quadro ex-residentes e a receber estagiários dos mais diversos pontos do país e do exterior, contribuindo de maneira importante para o desenvolvimento e implantação da especialidade em diversos Estados.

Em 1965, com a reestruturação do Departamento realizada por Jairo Ramos, o qual veio a ser denominado Departamento de Medicina, a Seção de Hematologia passou a ser chamada de Disciplina de Hematologia e, em 1979, iniciou-se o Curso de Pós-Graduação em Hematologia. Atendendo a necessidades técnicas, científicas e funcionais, o Banco de Sangue do Hospital São Paulo foi anexado à Disciplina em 1983, passando então a ser denominada Disciplina de Hematologia e Hemoterapia.

A partir de 1985, sob a chefia do Prof. Dr. José Kerbauy, a Disciplina foi dividida em Setores bem definidos. Esta divisão se fez necessária em função da ampla diversidade da hematologia e compreendeu as seguintes áreas: imuno-hematologia e hemoterapia, coagulopatias hereditárias, coagulopatias adquiridas, doenças hereditárias dos glóbulos vermelhos e onco-hematologia. De início, procurou-se propiciar às diversas áreas condições para que pudessem ter desenvolvimento compatível com o progresso da especialidade. Assim, cuidou-se para que docentes e médicos realizassem estágios de pós-doutorado em centros internacionais. Desta maneira, foram criados laboratórios de pesquisa, e constituem a base de apoio à Pós-Graduação, destacando-se os Laboratórios de: Biologia Molecular, Citogenética, Citoquímica e Imunofenotipagem, Imuno-Hematologia, Hemostasia e Trombose.

Chefia 2018

Image result for dayse lourenço hematologista

Chefe da Disciplina de Hematologia e Hemoterapia
Profa. Dra. Dayse Lourenço
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Secretaria
Maria Helena Alves Carvalhaes Ayala
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fone: 5576-4240 Ramal: 2652

Secretaria
Thais Mariano Pinto
Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
fone: 5576-4240 Ramal: 2686

 Chefias anteriores:

 

1941 a 1985: Prof. Dr. Marcello Pio da Silva


1985 a 2001: Prof. Dr. José Kerbauy


2001 a 2004: Prof. Dr. José Orlando Bordin


2004 a 2012: Profa. Dra. Maria Stella Figueiredo


2012 a 2015: Prof. Dr. Otávio Baiocchi


2015 a 2016: Profa. Dra. Maria de Lourdes Chauffaille

 

2016 a 2017:  Profa. Dra. Maria Stella Figueiredo

 

 

 

Data das Reuniões ordinárias: segunda segunda-feira de cada mês.